Buddy Holly-1957

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Buddy Holly-1957

Mensagem  PapaNJam em Sex Jul 11, 2008 5:46 am

Charles Hardin Holley (Lubbock, 7 de Setembro de 1936 — perto de Mason City, 3 de Fevereiro de 1959), mais conhecido como Buddy Holly, era um cantor Americano, compositor e precursor do Rock.
Holly nasceu em Lubbock, Texas. Os Holleys eram uma família de músicos e cedo Buddy aprendeu a tocar violino, piano e guitarra. Ainda adolescente já tocava como profissional num duo de música country. A sua grande oportunidade surgiu quando fez a abertura de um concerto de Bill Haley and The Comets num espectáculo local. Assinou contrato pela "Decca Records" para uma gravação a solo, mas o seu sucesso prematuro iludiu-o.

De volta a Lubbock, Holly formou a sua própria banda, The Crickets, e começou a gravar discos no estúdio de Norman Petty em Clovis, Novo México. Entre as músicas que gravou encontrava-se "That'll Be The Day", que foi buscar o título a uma frase que John Wayne repetia ao longo do filme The Searchers. Norman tinha conhecimentos na indústria musical, e como acreditava qu "That'll Be The Day" seria um grande sucesso fez contactos com editoras. A Coral Records, subsidiária da Decca, contratou Buddy e os Crickets, pondo-o na caricata situação de ter dois contratos ao mesmo tempo.

A música de Holly era sofisticada para seu dias, incluindo o uso de novos instrumentos (para o rock and roll). Holly era um bom guitarrista ritmico, notável em músicas como "Peggy Sue" e "Not Fade Away". Holly podia fazer músicas do tipo garoto-ama-garota como o melhor de seus contemporâneos, outras músicas tinham letras mais sofisticadas, harmonias e melodias muito bem trabalhadas e complexas, que nunca foram mostradas no genêro.

Holly também conseguiu controlar algumas das "guerras" raciais que puntuavam o rock, conseguiu ganhar uma plateia quase toda de negros, quando acidentalmente tocou no Teatro Apollo em Nova York (Diferente do que aparece no filme de sua biografia, levou muitas perfomances para a audiência se convencer de seu talento).

Depois do lançamento de muitas músicas de sucesso, em Março de 1958, ele e os Crickets fizeram uma turne na Inglaterra. Na audiência tinham dois adolescente que futuramente entrariam para a história do rock, Paul McCartney, que depois citou Holly como uma de suas principais influências (o nome da sua banda The Beatles, foi escolhida boa parte, em função do nome da banda de Holly, The Crickets), o outro era Mick Jagger que também recebeu forte influência musical de Holly, tanto que um dos primeiros sucessos de sua banda, os Rolling Stones foi uma versão de Not Fade Away, e até hoje eles a tocam em suas apresentações . O estilo pessoal de Holly, mais controlado e cerebral que Elvis Presley e mais jovial e inovador que os astros western de sua época, teve uma influência na cultura jovem nos dois lados do Atlantico por décadas, refletindo particulamente na música New Wave, movimento de artistas como Elvis Costello e Marshall Crenshaw, e também em bandas anteriores, como The Byrds e The Turtles.

Ele se casou com Maria Elena Santiago em 15 de Agosto de 1958.

Em 1959, Holly saiu dos Crickets e começou uma carreira solo com outros artistas famosos, incluindo Ritchie Valens e J.P. Richardson.

Depois de uma performace no dia 2 de Fevereiro no Surf Ballroom em Clear Lake, Iowa, o pequeno avião Beechcraft Bonanza, no qual viajava com mais 3 passageiros, entrou em uma tempestade de neve cega e bateu no milharal de Albet Juhl algumas milhas depois as 1.05 da manha. A batida matou Holly, Valens, Richardson e o piloto Roger Peterson, deixando a mulher de Holly grávida. Esse evento inspirou o cantor Don McLean a criar uma popular música de 1971, chamada American Pie, e imortalizou o dia 3 de Fevereiro como o dia que o Rock Morreu. Serviços de funeral foram requisitados na Igreja Batista em Lubbock, Texas, e Buddy Holly foi enterrado no cemiterio de Lubbock
Discografia
1957 - "That'll Be The Day" –
1957 - "Peggy Sue" –
1957 - "Everyday" –
1957 - "Oh Boy!" –
1957 - "Not Fade Away" –
1958 - "Maybe Baby" –
1958 - "Rave On" –
1958 - "Heartbeat" –
1958 - "Well All Right" –
1959 - "It Doesn't Matter Anymore" –
1959 - "Raining In My Heart" –
1959 - "Peggy Sue Got Married" –
1959 - "Crying, Waiting, Hoping" –
1960 - "True Love Ways" –
1962 - "Reminiscing" –
1963 - "Bo Diddley" –
1963 - "Brown Eyed Handsome Man" –

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum