Norah Jones -2001

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Norah Jones -2001

Mensagem  PapaNJam em Ter Jul 01, 2008 1:53 pm

Norah Jones (Brooklyn, 30 de Março de 1979) é uma pianista, cantora e compositora estadunidense. Nascida Geetali Norah Jones Shankar, mudou oficialmente seu nome aos dezesseis anos.
Início
Norah nasceu na cidade de Nova Iorque, filha do citarista indiano Ravi Shankar, tendo vivido sua infância com sua mãe, Sue Jones, que se mudou para Dallas, Texas, quando Norah tinha quatro anos. Jones estudou no Booker T. Washington High School for the Performing and Visual Arts e na University of North Texas, onde formou-se em jazz piano. Em 1999, após dois anos no programa, Norah mudou-se para Nova Iorque, onde toca com sua banda, Wax Poetic.

Norah apresenta-se freqüentemente com o guitarrista Charlie Hunter. Sua música é freqüentemente comparada com a de Billie Holiday e Nina Simone.


Atualmente
Norah é uma músicista premiada (multi-Grammy Award) cuja carreira foi impulsionada com seu álbum de estréia 2002 Come Away With Me, um álbum jazz piano com um toque de soul/folk, que obteve um grande êxito vendendo dezoito milhões de cópias em todo mundo e pelo qual recebeu oito prêmios Grammy.

Norah Jones obteve oito premiações nos Grammy Awards de 2003, incluindo o de "Best New Artist". Em seu álbum Feels Like Home, lançado em 9 de Fevereiro de 2004. Ao invés de repetir o estilo suave de Come Away With Me, foi mais influenciado pela música country. Com uma semana de lançamento, Feels Like Home havia vendido um milhão de cópias. Naquele mesmo ano, a revista TIME listou Jones entre as "pessoas mais influentes de 2004". Jones recebeu três prêmios nos Grammy Awards de 2005, dois para "Record of the Year" pela sua colaboração com Ray Charles na música Here We Go Again.

Em 2003, formou The Little Willies, que conta com Norah no piano e voz, Richard Julian nos vocais, Lee Alexander no baixo, Jim Campilongo nas guitarras, e Dan Rieser na bateria. O único álbum lançado pela banda (The Little Willies, de 2006) traz regravações de canções de Willie Nelson, Hank Williams,Fred Rose, Townes Van Zandt e Kris Kristofferson.

Seu último álbum, Not Too Late, conta 13 canções originais de autoria ou co-autoria de Norah com produção de Lee Alexander, há muito tempo seu parceiro de composição e baixista. Essas músicas mostram um lado muito mais completo de Norah, sua mente, personalidade e humor. Destaques para "Sinkin´ Soon", com os vocais do cantor-compositor M. Ward, e "Thinking About You", que Norah compôs com o líder da Wax Poetic, Ilhan Ersahin, em 1999.

Jones namorou seu baixista Lee Alexander por muito tempo, porém eles terminaram a relação em janeiro de 2008.

Em 2007, Norah teve sua estréia como atriz e protagonista em "My Blueberry Nights", filme de Wong Kar-wai. O filme abriu o festival de Cannes. Norah já havia participado em especiais como na Vila Sesamo Apresenta, cantando "Don't know why Y didn't come".


Discografia
First Sessions (2001)
Come Away with Me (2002)
Feels like Home (2004)
Not Too Late (2007)

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum