Downloads ilegais: artistas britânicos defendem os usuários

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Downloads ilegais: artistas britânicos defendem os usuários

Mensagem  PapaNJam em Sab Mar 14, 2009 7:33 am

Músicos incluindo Billy Bragg, Ed O'Brien (RADIOHEAD) e Dave Rowntree (BLUR) disseram que os fãs não podem ser processados pelos downloads ilegais na internet.

A declaração veio quando alguns dos mais conhecidos artistas britânicos apareceram juntos no Featured Artistas Coalition (FAC), no clube londrino Heaven na noite do dia 11 de março.

O encontro foi feito para discutir o direito dos artistas na indústria da música.

No total, 140 dos mais conhecidos músicos britânicos são membros do FAC. Os presentes na noite do último encontro incluíram Kate Nash, Robbie Williams, Mick Jones e White Lies.

Falando após o encontro, Bragg contou ao jornal The Independent que a maioria dos artistas do FAC votou contra penalizar os fãs que fazem downloads ilegais.

"O que eu disse no encontro foi que a indústria discográfica na Grã-Bretanha ainda está marginalizando nosso público pelos downloads ilegais de MP3", disse Bragg.

"Se nós seguirmos o mesmo caminho da indústria da música, nós não estaremos fazendo nada além de ser parte de um esforço protecionista. É como tentar botar pasta de dente de volta no tubo. Os artistas deveriam ter seus próprios direitos de quanto suas músicas podem ser usadas de graça ou quando elas devem ser pagas".

Bragg adicionou que o FAC planeja levar suas visões para Lord Carter, que recomendou no Digital Britain (publicado em Janeiro) que as pessoas que fazem downloads ilegais deveriam ser processadas em côrtes civis.

Um dos diretores do FAC é o baterista do BLUR, Dave Rowntree. Em uma declaração após o encontro, ele disse que a revolução digital fornece tanto aos artistas quanto aos fãs uma "oportunidade fantástica" para fazer a diferença.

"Conforme esta revolução ganha velocidade, o FAC deve aproveitar a iniciativa", disse ele. "Nós estamos procurando forjar um novo acordo, construir com clareza, com nossos fãs, a indústria musical e os governos".

Rowntree também comentou sobre a disputa entre o YouTube e a PRS sobre como os artistas deveriam ser pagos quando seus vídeos são acessados.

"A disputa entre o YouTube e a PRS é o exemplo mais recente de como a indústria musical está mudando. Nunca houve uma necessidade maior por uma voz coletiva dos artistas, que geram 95% dos lucros da indústria, que seja ouvida de maneira justa".

Os artistas que dão suporte à campanha do FAC são:

Billy Bragg
Boilerhouse Boys
Chrissie Hynde
Craig David
David Gilmour
Gang Of Four
Iron Maiden
Jazzie B
Jools Holland
Kaiser Chiefs
Kate Nash
Klaxons
Mick Jones
Radiohead
Richard Ashcroft
Robbie Williams
Sia Furler
Soul II Soul
Stephen Duffy
The Cribs
The Verve
Travis
Wet Wet Wet
White Lies

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum