Curiosidades - The Beatles: John quis Eric Clapton no lugar de George

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Curiosidades - The Beatles: John quis Eric Clapton no lugar de George

Mensagem  PapaNJam em Ter Fev 24, 2009 8:01 am

Episódio-chave na história dos Beatles, a saída de George Harrison em janeiro de 1969 foi mantida em segredo. Naquela tarde, Yoko Ono assumiu os vocais. A atmosfera ficou cinza. A banda se preparava para o que seria seu último show, mas agora estava incompleta. A solução? “Vamos colocar o Eric”, bradou o impulsivo John Lennon. Clapton mantinha amizade com toda a banda - mas principalmente com o próprio George, e aquilo seria no mínimo desconfortável...


--------------------------------------------------------------------------------
"Se o George não voltar até segunda ou terça [13 ou 14 de janeiro de 1969], chamamos Eric Clapton para tocar”, disse John naquele fatídico dia. O relato está publicado no site da revista Where's Eric!, mantida pelo fã-clube britânico de Clapton desde 1992, com assinantes em mais de 30 países.

John teria ido além, dizendo que Clapton saíra do CREAM porque eram “todos solistas”; que os Beatles “lhe dariam liberdade total para tocar sua guitarra” e que a banda deveria continuar com ou sem George.

Os Beatles queriam registrar uma apresentação ao vivo para encerrar o filme “Let It Be”, que retratou o cotidiano da banda no estúdio. Com o cronograma apertado, o show tinha que acontecer antes do fim do mês. Isso contribuiu para a extrema ansiedade de John. Tratava-se do “Rooftop Concert”, na cobertura do prédio da Apple em Londres.

De acordo com a publicação, a conversa daquela noite entre John, Ringo Starr e Michael Lindsay-Hogg (diretor do “Let It Be”) foi inteiramente gravada. O áudio não está disponível, mesmo porque valeria milhares de dólares nas mãos de colecionadores. Mas as intenções de John são confirmadas no best-seller “The Beatles: Anthology”, lançado pela própria Apple Corps em 2000 (Editora Cassel & Co - UK). Na página 316, Paul McCartney recorda:

"Depois que George foi embora tivemos uma reunião na casa do John, e acho que seu primeiro comentário foi 'vamos colocar o Eric'. [...] Pensamos 'não, espere um minuto. George saiu e não pode ser assim - não é bom o suficiente".

George deixou a banda após um tenso diálogo com Paul, que foi registrado pelas câmeras e pode ser visto no vídeo legendado disponibilizado no Riffola.

A jam maluca com Yoko e a chegada do ‘quinto beatle’ que amenizou o clima das gravações também são parte do vídeo.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum