Metallica: a magia dos festivais 21 anos depois

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Metallica: a magia dos festivais 21 anos depois

Mensagem  PapaNJam em Sab Fev 14, 2009 8:38 am

Em 2009 o Metallica terá uma agenda lotada. Serão 46 shows na Europa em pouco mais de cinco meses – a turnê começa no dia 25 de fevereiro em Nottingham, Inglaterra, e vai até 2 de agosto em Stevenage, no mesmo país. Entre as aparições da banda, seis vão ocorrer no festival Sonisphere – evento que ocorre entre os meses de junho e agosto deste ano percorrendo Holanda, Alemanha, Espanha, Suécia, Finlândia e Inglaterra.

Como era de se esperar, o Metallica é a principal atração do festival que conta ainda com SLIPKNOT e LINKIN PARK. Há 21 anos atrás a banda também caiu na estrada para a edição americana do “Monsters of Rock”. Foram mais de 30 shows que duravam cerca de 10 horas – tempo dividido entre todas as bandas, obviamente. Ao lado da banda, então em ascensão, nomes já consagrados como VAN HALEN e SCORPIONS

O frontman do Metallica James Hetfield guarda excelentes recordações do período. “Nós fizemos o ‘Monsters of Rock’ nos Estados Unidos com Van Halen, Scorpions e outros e foi muito divertido, você começa a conhecer as bandas, está morando, ficando nos mesmos hotéis”, comenta Hetfield, em entrevista por telefone à agência de notícias Reuters.

Ele destaca que excursões em conjunto são bem diferentes de turnês tradicionais – este ano o Metallica alternará as duas experiências em festivais e apresentações isoladas. “Quando as mesmas bandas entram no circuito de turnês juntas, você começa a vê-las mais de uma vez. Isso contribui para com a atmosfera e as vibrações”, afirma o frontman, que completa dizendo que o “Monsters of Rock” foi “um dos períodos mais divertidos que eu já vivi”.

A aventura ‘metálica’ no Sonisphere começa em Nijmegen, Holland, no dia 20 de junho e encerra no dia 2 de agosto em Knebworth, Stevenage, Inglaterra. Diferentemente do que ocorreu há 21 anos atrás, dessa vez o festival acontece na Europa e não nos Estados Unidos, como foi o “Monsters of Rock”. Hetfield opinou sobre as diferenças de atitude entre europeus e americanos com relação aos festivais.

“Uma (razão) óbvia é a economia agora”, afirma. “Eu também acho que na Europa e no Reino Unido muitos festivais são um direito de passagem para a adolescência e parte do crescimento”. Trata-se de uma importante experiência de vida. “Os pais se despedem quando seus filhos ou filhas vão aos festivais, onde os jovens podem tentar beber bastante pela primeira vez e estar em contato com coisas do tipo. Os americanos são um pouco mais cauteloso com relação a isso”.

Hall da Fama

Outro tema da entrevista foi à indicação do Metallica ao Hall da Fama do rock’n’roll. “Nós fomos nomeados e ainda estamos vivos”, exclama ele. Hetfield – que na entrevista coletiva do evento havia dito que optaria pelo MOTORHEAD se pudesse escolher alguém para o Hall da Fama – tornou a citar bandas clássicas que serviram de influência e que ainda não receberam a honra.

“É irônico que uma banda que foi inspirada por todas aquelas outras chegou lá antes delas. Nós vamos lá para detonar e pedir por algumas bandas pesadas que não foram reconhecidas como Rush e Kiss”, discursa.

Guitar Hero

O último assunto da entrevista dada a Reuters foi o jogo “Guitar Hero”, disponível para vários tipos de videogames e que será lançado nos próximos meses. Hetfield explica que aprova tudo relacionado à música que possa influenciar positivamente a vida das pessoas, baseado em seu próprio exemplo de vida. “A música salvou minha vida quando eu era criança”, afirma o frontman. “Ele (‘Guitar Hero’) é um novo meio para se buscar a música”, conclui.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum